quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Exu na Lei da Kimbanda

A Lei da Kimbanda vem dos bantos, dos povos Angola-Congo. A “misturança”, ou ainda podemos dizer “sincretismo” entre o Exu-iorubá, os Ngangas e Tatás (almas de chefes kimbandeiros das nações bantas) foi o que deixou esse ar de confusão no povo, que muitos até mesmo sendo "feitos na kimbanda", não entendem, ou o que é pior, tratam-no de diabo. Na verdade, o Exu da kimbanda não é o Exu-Iorubá (Orixá ou Imalé dessa cultura). Os Espíritos que chegam na linha da kimbanda são espíritos de Ngangas ou Tatás, aqueles que quando encarnados na terra eram sacerdotes bantos adoradores de algum Nkisi ou Npungu.

No Brasil, o culto aos Npungus e Nkisis através dos seus mensageiros – os Ngangas - foi misturado na escravidão com o culto aos Encantados e aos pajés (da cultura tupi-guarani) e também com o dos Iorubás, surgindo os seguintes novos cultos, fruto da miscelânea: Makumba - que vem de "ma-kiumba" (espíritos da noite). Foi assim chamado o mais primitivo culto sincretista no sul do Brasil (e o primeiro originado no Brasil), dada sua maior preponderância banto; é dela que descendem os outros cultos afro-brasileiros com influência das nações Angola-Congo, Tupi-guarani, Nagô e a Igreja, nessa ordem. A razão de se chamar makiumba (logo após por deturpação da palavra ficaria makumba ou macumba) foi justamente, porque é um culto que se faz na noite, onde se deveriam chamar necessariamente os espíritos da noite (almas de outros sacerdotes do culto - Eguns ou Ancestrais). No culto iorubano-nagô conhece-se e rende-se culto aos Ancestrais-Egun, porém eles são afastados dos rituais aos Orixás, tentando ter um contato com outro tipo de energia. Isto contribuiu para que os rituais onde se chamavam os eguns fossem menosprezados, tratados pejorativamente e mal interpretados.

Por outro lado, a Igreja também condenava os cultos com influência índio-banto onde se fazia beberagem e supostamente “orgias:

Na verdade, as danças bantús eram no Brasil e ainda são na África, bastante eróticas, e também é verdade que os Guias bebem e fumam, porém é muito distante de ser uma orgia ou uma bebedeira. Depois, quando os grupos de nações começaram a procurar sua identidade, dividiram-se os principais componentes da makumba, aparecendo: Candomblé de Angola; Candomblé de Congo; Candomblé de Caboclo ou dos Encantados; Catimbó; - todos eles à procura de uma raiz cultural - e também, ao final do século XIX surgem da macumba urbana, (onde se tinha muita participação dos brancos pobres e os descendentes de escravos) a Umbanda e a Kimbanda com influências para o Espiritismo e com muito sincretismo. Na Kimbanda, permaneceu grande parte do culto aos Ngangas da nação Angola-Congo, porém misturado com o diabo (pelas influências dos mitos e tabus dos próprios integrantes - que não tinham conhecimento das origens) e também embaixo do pé do Orixá Iorubá Exu.

REINOS DE EXU NA KIMBANDA

A Kimbanda tem sete reinos, sendo sua organização remanescente das organizações tribais em reinos na África Banto. Cada Reino é composto por nove povos de Exu, sendo que cada povo é comandado por um Exu-Chefe.
1) Reino das Encruzilhadas - Que sendo chefiado por Exu Rei das Sete Encruzilhadas e Pombagira Rainha das Sete Encruzilhadas, governa todas as passagens dos Exus que ali trabalham. Sua função principal é abrir os caminhos para os outros Guias chegarem e também para os filhos e fregueses.

2) Reino dos Cruzeiros - Chefiado pelo Exu Rei dos Sete Cruzeiros e Pombagira Rainha dos Sete Cruzeiros, governa todas as passagens dos Exus que trabalham nos cruzeiros (não confundir com encruzilhada)

. 3) Reino das Matas – Chefiado pelo Exu Rei das Matas e Pombagira Rainha das Matas. Governa todos os Exus que trabalham nas matas ou locais que tenham árvores a exceção do Cemitério, que pertence a outro reino.

4) Reino da Kalunga Pequena (Cemitério) Governado pelo Exu Rei das Sete Calungas ou Kalungas e Pombagira Rainha das Sete Kalungas. Esses Exus também são chamados pelo nome de Rei e Rainha dos Cemitérios. Geralmente quando se diz "calunga" nas giras de Kimbanda é para nomear ao cemitério. Trabalham neste reino todos os Exu que moram dentro dos cemitérios exclusivamente.

6) Reino da Lira - Os chefes deste reino são muito mais conhecidos por seus nomes sincréticos: Exu Lúcifer e Maria Padilha, sendo na verdade seus nomes kimbandeiros Exu Rei das Sete Liras e Rainha do Candomblé (ou Rainha das Marias). Seus apelidos kimbandeiros mostram justamente sua afinidade pela dança, a música e a arte (lira e candomblé). Dentro do reino da Lira, que também às vezes é chamado "reino do candomblé" não pelo culto africanista aos orixás, senão por ser essa palavra o sinônimo de dança e música ritual. Trabalham aqui todos os Exus que tem que ver com a arte, a música, poesia, boemia, artes ciganas, malandragem, etc.

7) Reino da Praia - Governado por Exu Rei da Praia e Rainha da Praia. Dentro dele encontram-se todos os Exus que trabalham nas praias, perto d'agua o ainda dentro dela, podendo ser salgada ou doce.

POVOS DE EXU NA KIMBANDA

Em cada reino existem 9 povos, sendo um total de 63 povos de Exu. A seguir oferecemos uma lista com os povos que pertencem a cada reino.

REINO DAS ENCRUZILHADAS.

1) Povo da Encruzilhada da Rua - Chefe Exu Tranca-Ruas
2) Povo da Encruzilhada da Lira - Chefe Exu Sete Encruzilhadas
3) Povo da Encruzilhada da Lomba - Chefe Exu das Almas
4) Povo da Encruzilhada dos Trilhos- Chefe Exu Marabô
5) Povo da Encruzilhada da Mata - Chefe Exu Tiriri.
6) Povo da Encruzilhada da Kalunga - Chefe Exu Veludo
7) Povo da Encruzilhada da Praça - Chefe Exu Morcego
8) Povo da Encruzilhada do Espaço - Chefe Exu Sete Gargalhadas
9) Povo da Encruzilhada da Praia - Chefe Exu Mirim.

REINO DOS CRUZEIROS.

1) Povo do Cruzeiro da Rua - Chefe Exu Tranca Tudo
2) Povo do Cruzeiro da Praza - Chefe Exu Kirombó
3) Povo do Cruzeiro da Lira - Chefe Exu Sete Cruzeiros
4) Povo do Cruzeiro da Mata - Chefe Exu Mangueira
5) Povo do Cruzeiro da Kalunga - Chefe Exu Kaminaloá
6) Povo do Cruzeiro das Almas - Chefe Exu Sete Cruzes
7) Povo do Cruzeiro do Espaço - Chefe Exu 7 Portas
8) Povo do Cruzeiro da Praia - Chefe Exu Meia Noite
9) Povo do Cruzeiro do Mar - Chefe Exu Kalunga (Kalunga grande)

REINO DAS MATAS

1) Povo das Árvores - Chefe Exu Quebra Galho
2) Povo dos Parques - Chefe Exu das Sombras
3) Povo da Mata da Praia - Chefe Exu das Matas
4) Povo das Campinas - Chefe Exu das Campinas
5) Povo das Serranias - Chefe Exu da Serra Negra
6) Povo das Minas - Chefe Exu Sete Pedras
7) Povo das Cobras - Chefe Exu Sete Cobras
8) Povo das Flores - Chefe Exu do Cheiro
9) Povo da Sementeira - Chefe Exu Arranca Tôco

REINO DA KALUNGA

1) Povo das Portas da Kalunga.- Chefe Exu Porteira
2) Povo das Tumbas.- Chefe Exu Sete Tumbas
3) Povo das Catacumbas.- Chefe Exu Sete Catacumbas
4) Povo dos Fornos.- Chefe Exu da Brasa
5) Povo das Caveiras.- Chefe Exu Caveira
6) Povo da Mata da Kalunga.- Chefe Exu Kalunga (conhecido também como Exu dos Cemitérios) 7) Povo da Lomba da Kalunga.- Chefe Exu Corcunda 8) Povo das Covas - Chefe Exu Sete Covas 9) Povo das Mirongas e Trevas - Chefe Exu Capa Preta (conhecido também como Exu Mironga)

REINO DAS ALMAS

1) Povo das Almas da Lomba - Chefe Exu 7 Lombas.
2) Povo das Almas do Cativeiro- Chefe Exu Pemba.
3) Povo das Almas do Velório- Chefe Exu Marabá.
4) Povo das Almas dos Hospitais - Chefe Exu Curadô
5) Povo das Almas da Praia - Chefe Exu Giramundo.
6) Povo das Almas das Igrejas e Templos .- Chefe Exu Nove Luzes .
7) Povo das Almas do Mato - Chefe Exu 7 Montanhas.
8) Povo das Almas da Kalunga - Chefe Exu Tatá Caveira.
9) Povo das Almas do Oriente - Chefe Exu 7 Poeiras

REINO DA LIRA

1) Povo dos Infernos - Chefiado por Exu dos Infernos
2) Povo dos Cabarés - Chefiado por Exu do Cabaré
3) Povo da Lira - Chefiado por Exu Sete Liras
4) Povo dos Ciganos - Chefiado por Exu Cigano
5) Povo do Oriente - Chefiado por Exu Pagão
6) Povo dos Malandros - Chefiado por Exu Zé Pelintra
7) Povo do Lixo - Chefiado por Exu Ganga
8) Povo do Luar - Chefiado por Exu Malé
9) Povo do Comércio - Chefiado por Exu Chama Dinheiro.
REINO DA PRAIA.
1) Povo dos Rios - Chefiado por Exu dos Rios.
2) Povo das Cachoeiras - Chefiado por Exu das Cachoeiras.
3) Povo da Pedreira - Chefiado por Exu da Pedra Preta.
4) Povo do Marinheiros - Chefiado por Exu Marinheiro.
5) Povo do Mar - Chefiado por Exu Maré.
6) Povo do Lodo - Chefiado por Exu do Lodo.
7) Povo dos Bahianos - Chefiado por Exu Bahiano.
8) Povo dos Ventos - Chefiado por Exu dos Ventos
9) Povo da Ilha.- Chefiado por Exu do Côco.

6 comentários:

RODRIGO disse...

gostaria de saber o endereço,para fazer uma vizita.
se for possivel obrigada.
rosefortino@yahoo.com.br

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
claudio disse...

Eu gostaeia d saber o q é nessario pra ingrtariaessar na kimbanda, gostaria tb d saber o endeço do templo e seu horário d funcionamento. Obrigado

claudio disse...

Eu gostaria d saber o q é preciso pra ingressar na kimbando, tb o endereço do templo e seu horário d funcionsmento.Obrigado

claudio disse...

O q é necesácio pra entrar na kimbanda? endereço? e o horário d funcionamento do templo.

Unknown disse...

gostaria de saber o endereço e horario em q eu podessi faezr uma visita e oq e nescessario pra ser da kibanda
jojo_diliver@hotmail.com