domingo, 30 de novembro de 2008

A HISTORIA DO EXU VELUDO

Exu Veludo.

Exu VeludoPertence à Linha das Encruzilhadas.É assistente imediato do Exu Rei das 7 Encruzilhadas. Obedece á Ogun .Seu ponto de força é no lado direito da margem do rio em relação ao por do sol Um outro detalhe observado e que gostam (mas não fazem disso uma constante, talvez devido o ambiente onde está o médium) é o de fazerem os seus médiuns trabalharem descalços e, quando Exus Veludos caminham, dão a impressão de que estão amassando e/ou pisando sobre areia. Recebe oferendas de trabalho na beira da água, tanto doce como salgada. Sua forma astral é na forma de um cavalheiro ricamente vestido, aparecendo entretanto como característica dissonante de sua personalidade. Veste-se elegantemente de vermelho e preto, também com capa nessa cor. Bebe todos os tipos de bebidas finas e fortes e fuma charutos de boa qualidade. A origem do nome é bem antiga, do tempo em que as pessoas de fala mansa, calma, tranqüila, eram lembradas como: "tal pessoa é um veludo no falar". Portanto, a onomatopéia da voz desse Exu se confunde com uma qualidade de voz aveludada. Onde incorpora um Exu Veludo, fatalmente incorpora também o Exu dos Rios, possuindo ambos identidade e apresentação quase idênticas Apesar de ser "um veludo" no falar, é uma entidade muito forte. Protege por demais os seus médiuns, e exige muito deles para a manutenção dessa ligação médium/Exu Veludo.
Este Exu, vem das costas orientais da África, era swahili (negro arabizado). Usa um turbante na cabeça, e lindos tecidos de veludo trazidos de oriente, que lhe valeram o apelido na Kimbanda de "veludo" Dado a sua forma luxuosa de se vestir, no estilo muçulmano, muitos que viram seu tipo de apresentação através da mediunidade, o confundiram com um cigano e o associaram com os mesmos. Isto não significa que não trabalhe com os ciganos, ao contrário, tem inclusive uma passagem ou caminho que se apresenta como um. Tem muitos conhecimentos sobre feitiços que se fazem utilizando panos, tigelas, agulhas, pembas e outros ingredientes. Abre os caminhos e limpa trabalhos negativos feitos nos cemitérios. Gosta de um bom whisky e grossos charutos.
Alguns de seus caminhos são:
Exu Veludo da Meia Noite
Exu Veludo Cigano
Exu Veludo 7 Encruzilhadas
Exu Veludo Menino (Veludinho)
Exu Veludo dos 7 Cruzeiros
Exu Veludo das Almas
Exu Veludo dos Infernos
Exu Veludo da Kalunga
Exu Veludo da Praia
Exu Veludo do Oriente
Exu Veludo Sigatana
Exu Veludo do Lixo

19 comentários:

Fabricio de Souza disse...

Sou um profundo conhecedor desta personalidade que convive comigo mais ou menos uns 20 anos, sabio em suas palavras, é gentileza em pessoa, sabe puxar a orelha de maneira que seus filhos não percebam que é uma chamada, mas sim um conselho, sou dirignte da Fundação Caminho da Paz,na cidade de Paranaguá, que em breve estaremos com um site, caso alguem queira curiosidade em conhecer, estou feliz em saber que há pessoas praticantes do bem e usam este meio de comunicação para explicar em palavras a tradição da cultura afro dos seus usos e custumes, com o respeito que os ORIXÁS merecem, parabéns pelas inisiativa que OXALÁ um grande abraço fraterno e ilumine a todos os irmãos de fé desta linda casa de caridade. Salve EXÚ VELUDO!!!!!!!
fa.ffas@ibest.com.br

bela amparo disse...

tenho 26 anos perdi meu pai ha 1 mes atraz ele era pai de santo agora estou recebendo minha entidades,recebo seu veludo estou melhorando muito com ha vinda dele e de todas entiadades.laroie seu veludo

c_h disse...

meu nome é Carlos, tenho 14 anos e já sou feito, meu exú é veludo e tenho os mesmos carateres citados ai no texto.

DA*LUA disse...

MEU NOME É DA*LUA
E CARREGO EXU VELUDO
ESSA ENTIDADE MARAVILHOSA
QUE ME LIVRO DA MORTE E DAS
LEIS DOS HOMENS...
COBA LAROIÊ EXU VELUDO!!!!

Capelli disse...

Laroiê Exu, Exu VEludo é Mojubá'
Meu Pai, Meus caminhos'
Tenho uma devoção muito Grande ao Meu VelhoO'
LaroiÊ VeludoO'

Reniltom meloo disse...

soube a pouco que carrego seu veludo nas minhas correntes e agora vendo sua historia fico mais contente ainda, vou cuidar bastante deste guardião, e como ontem mesmo uma entidade me disse minhas entidades são todas da agua e ciganas e não sabia que seu veludo tb era loryiê exú Veludo

Magalhães Advocacia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SOMOS FILHOS DO DONO DA TERRA!!! disse...

SOU APARELHO DE VELUDO, DAS SETE ENCRUZILHADAS, TENHO MUITO RESPEITO E IMENSO AMOR POR ELE, QUE ME PROTEGE E FAZ MUITO BEM A MINHA VIDA, E DOS OUTROS QUE NECESSITAM DELE, FIEL, VERDADEIRO E TRABALHA MUITO MESMO.......SALVE SR VELUDO!

Letícia disse...

Eu adoro o Sr. Exu Veludo, tive o prazer e a oportunidade de passar um tempo conversando apenas com ele, me deu muitos puxões de orelha, mas de uma forma única que só ele sabe fazer. A casa na qual eu vou não tem o Sr. Exu dos Rios, mas o Sr. Exu Veludo, é encantador, magnifico, assim como todos os outros, ele é simplesmente d+, vem das trevas mas é evoluído há muito tempo e só faz ajudar, aliás tenho uma pagina chamada Laroyê Exu que salda todos os exus...eles são perfeitos.Salve Sr. Exu Veludo

Unknown disse...

jaolá,sou um dos que tem o prazer de ter esse exú como meu protetor,sincero e honesto no que fala,um exú que nunca deixa o médio ficar com dificuldades,laroiê seu Sagatana.

Unknown disse...

bem,, eu sou medium, posso ouvir e ver coisas que não gosto,, minha mae e mae de santo,, trabalha com exu gira mundo, com a guia das aguas espada guia e com sorriso,, os guias falam que eu tenho que desenvolver a minha mediunidade, mais eu me recuso,, falam que os meus guiasde cabeça, sao estrela de fogo, nana, e do outro lado exu veludo,, mais eu me recuso,,, não quero esse dom que nasci e minhas filhas carregam tambem, minha filha mais velha tem quatro anos e ve espiritos normalmente, quase sempre, brinca com crianças que não vejo,, mais a que mais me assusta e a minha caçula,, chega ate ser assustador o seu dom. tenho medo de tudo isso ,, fico sem saber se é certo ou errado,,, tomara que deus tenha pena de todos nos.. e nos perdoe se estamos fazendo coisas erradas pensando que o certo.

Igor disse...

Não pense que está fazendo o mal, obviamente que vc pode fazer o mal com essas entidades, isso dependerá da sua índole e nunca esqueça que o karma da maldade que vc assume não será apenas o teu mas também com outra alma.
Toda alma precisa de uma oportunidade para melhorar e essas almas cometeram atrocidades em vida, aqueles que viveram aqui, mas precisam de uma maneira de buscar a redenção e se redimir das maldades que fez. Essa é a minha visão.

Unknown disse...

Meu nome e
Diego Christopher
recebo Exu veludo desde os 6 Anos de idade,pois agora tenho 19 anos muitas aguas e macumbas já se passou pois estou aqui firme e forte com força energia do meu patrão Veludo tenho todos os característica citadas no texto sou dele com ele...salve seu Exú veludo do lixo

Unknown disse...

Sua história é parecida com a minha me manda um email : dtspires@terra.com.br

Motumbá irmão

Unknown disse...

Exu veludo da praia tem vibratória de oxum?

Unknown disse...

Eu so alex trabalho com exu veludo dos infernos ha 43 anos e ele é um exu muito bom que é que não é por que eles trabalham nas esferas inferiores que ele não tem luz, ele tem muita luz e esclarecimentos das leis divinas são guardiões

Unknown disse...

Grande amigo SR VELUDO... devo muito a ele

Unknown disse...

Boa noite, também tenho o prazer de ter esse guardião em minha vida, tenho mediunidade ostensiva, ele ja se manifestou por completo de virar e tomar as rédeas mesmo umas 3x, estou tendo problemas com espiritos ancestrais... E muita dificuldade no quesito da manutenção da ligação: médium/veludo, dificuldade para virar mesmo,ele não está mais vindo... Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!
Laroyê Exu Veludo!

Unknown disse...

Eu descobri que Exu veludo está cmg atravéz de um sonho que o mesmo me mostrou , constantente eu sonhava o mesmo sonho até que um dia fui numa casa de umbanda (onde eu já frequentava com a minha mãe) falar desse sonho para a esposa do pai de santo, depois de contar o tal sonho ela me respondeu que o significado daquele sonho era o Exu veludo me protegendo! Na época eu devia ter 14 ou 15 anos , sem conhecer e sem saber quem ele era, fiquei muito feliz . Hj tenho 29 anos e depois de muito tempo sem frequentar uma terreira ou até mesmo procurar uma, nunca deixei de pensar nele ou esquece-lo. Creio que esses anos todos sem procurar o veludo sei que ele me guardou e me protegeu! Hj estou procurando e pretendo não deixar mais de ficar sem procurar dele.